10.17.2008

16/10/2008 Dia Mundial do Pão

Na data de hoje, 16 de outubro, comemoramos o Dia Mundial do Pão. Dois congressos, que serão realizados no meu Estado de São Paulo, marcarão a data. O primeiro, Congresso interamericano promovido pela CIPAN – Confederação Interamericana da Indústria do Pão e o segundo, o Congresso Internacional da Panificação promovido pela UIB – Union Internationale de La Boulangerie ET de La Boulangerie-Patiserie. Serão cerca de 40 países, Américas e europeus, reunidos, através das diretorias de seus sindicatos, discutindo os caminhos da panificação em todo o mundo.
No Dia Mundial do pão, Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, haverá uma padaria modelo construída no local do evento, onde panificadores e padeiros estarão unidos para produzirem e distribuírem à população paulistana, pão na chapa com caixas de suco. Os presidentes dos países participantes de ambos os congressos se farão presentes.
Recentemente foi enviada a esta Casa a Medida Provisória 433, de 2008, que “Reduz a zero as alíquotas da Contribuição para o PIS/PASEP e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS incidentes na importação e na comercialização do mercado interno de farinha de trigo, trigo e pão comum e isenta do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante - AFRMM as cargas de trigo e de farinha de trigo, até 31 de dezembro de 2008”, resumidamente, adicionava farinha de mandioca à farinha de trigo, a qual fomos Relator.
Através de nosso Projeto de Conversão n.º 23 de 2008, aprovamos em Plenário nosso Relatório, sendo essa Medida Provisória convertida na Lei n.º 11.787, e em especial, em seu artigo 1.º, incisos XIV - farinha de trigo classificada no código 1101.00.10 da Tipi; XV - trigo classificado na posição 10.01 da Tipi; e XVI - pré-misturas próprias para fabricação de pão comum e pão comum classificados, respectivamente, nos códigos 1901.20.00 Ex 01 e 1905.90.90 Ex 01 da Tipi. Foi uma vitória expressiva dessa categoria que está presente, no dia a dia, na mesa do consumidor brasileiro.
Parabenizamos nessa data Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, o Presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria e Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo, Antero José Pereira, pelo brilhante trabalho desenvolvido à frente de tão importante e conceituado Sindicato no Estado de São Paulo; nossos cumprimentos, também, ao Antonio Carlos Henriques “Toninho”, Vitor Diniz, Carlão, Júlio Diniz Júnior, Ruy Portugália e a toda família da indústria da panificação e confeitaria.
Muito obrigado!

Postar um comentário