11.05.2008

05/11/2008 Constituição Federal 20 Anos











Em celebração aos 20 anos da Constituição brasileira, os presidentes do Senado, Garibaldi Alves; da Câmra dos Deputados, Arlindo Chinaglia; da República Luís Inácio Lula da Silva; do Supremo Tribunal Federal, Ministro Gilmar Mendes; e do Governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, plantaram, nesta quarta-feira 05/11, novas árvores no Bosque dos Constituintes. A iniciativa renova aquela que foi, em 1988, uma das últimas cerimônias da Assembléia Nacional Constituinte - o plantio de árvores perenes - que teve entre seus objetivos simbolizar as normas legais que passariam a governar a vida do país recém-redemocratizado.
Além de Garibaldi, participaram do ato de renovação do bosque os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes; da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, assim como o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, e vários ex-constituintes.
A cerimônia começou com o descerramento de uma placa reproduzindo o artigo 225 da Constituição, segundo o qual "todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações".
Na cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi constituinte, plantou uma aroeira, a mesma espécie que ele fincou na terra 20 anos atrás. Das cerca de 600 mudas plantadas em 1988, prosperaram cerca de 400. Ainda hoje, ao longo do dia, serão replantadas 250 árvores nos 70 mil metros quadrados de área do bosque. A proposta visa a lembrar à sociedade o dever que todos têm de zelar pelo meio ambiente. Arnaldo Faria de Sá, Deputado Constituinte em 1988, que à época plantou sua muda perene, replantou também sua aroeira, repetindo assim o gesto praticado 20 anos atrás.
Na assinatura das atas protocolares do evento, Arlindo Chinaglia anunciou que, graças ao programa Abrace um Parque, do governo do Distrito Federal, a Câmara dos Deputados adotava ali o Bosque dos Constituintes. Ele disse que é também idéia do Legislativo abrir esse espaço para visitas escolares e passeios ecológicos. Quando a Constituição completar 25 anos, antecipou ele, a Câmara vai propor o tombamento desse parque.
Postar um comentário