12.02.2008

01/12/2008 Semana da Conciliação

A partir desta segunda-feira (01) até a próxima sexta-feira (05), todo o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região estará envolvido em prol de uma única causa: promover a conciliação para solucionar conflitos.
Iniciada na manhã desta segunda, a Semana da Conciliação foi aberta no TRT-SP pelo Desembargador Decio Sebastião Daidone, na Praça da Justiça do Fórum Ruy Barbosa. “A Justiça do Trabalho nasceu sob o signo da conciliação e para esse norte deve se orientar”, afirmou ao destacar a importância de retomar essa cultura da conciliação.
Com o intuito de difundir ainda mais a prática conciliatória, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região uniu forças ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região e ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, para juntos realizarem um grande evento no Estádio do Pacaembu, onde milhares de audiências de conciliação serão realizadas ao longo da semana. Na abertura da ocasião, realizada também nesta segunda-feira, no próprio Estádio do Pacaembu, importantes autoridades estiveram presentes, juntamente com o Desembargador Decio Sebastião Daidone. Dentre elas, o Prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab; Ministro Gilmar Mendes, Presidente do Supremo Tribunal Federal e Conselho Nacional de Justiça; Ministro Sydney Sanches, Presidente do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos da FIESP; Desembargadora Marli Marques Ferreira, Presidente do TRF-3ª Região; Desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, Presidente do TJ-SP; Doutor Luiz Antonio Guimarães Marrey, Secretário de Estado da Justila e da Defesa da Cidadania, representando o Governador de SP; Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, representando o Presidente da Câmara dos Deputados; Desembargadora Lilian Lygia Ortega Mazzeu, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.
Ao mencionar a grandiosidade do evento, o Prefeito Gilberto Kassab salientou a importância da Semana da Conciliação para São Paulo e para todo o Brasil: “Essa semana irá fortalecer a democracia em nosso país”, afirmou.
A relevância da busca por formas alternativas para solucionar conflitos foi ressaltada pelo Ministro Gilmar Mendes, que frisou a importância de se mudar paradigmas e de adotar posturas diferenciadas, gerando uma nova cultura no Judiciário Brasileiro.
A abertura da Semana da Conciliação foi antecedida pelo segundo dia do Seminário da Conciliação realizado na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP. Após a apresentação de palestras a respeito de métodos alternativos para solucionar conflitos, prosseguiu-se a assinatura de acordos de cooperação técnica, com o objetivo de estimular a conciliação como uma prática recorrente em todo judiciário brasileiro. Os convênios firmados com Instituições e outros Tribunais pretendem facilitar a realização de eventos pela conciliação ao longo de todo o ano.
Somente no Estádio do Pacaembu, o TRT-SP deve realizar cerca de 1.200 audiências, dentre as quais estão também audiências de conciliação em precatórios. Ao todo, serão cerca de 60 mil audiências em todas as 163 Varas que compõe a 2ª Região, além de mesas extras posicionadas no Fórum Ruy Barbosa e Ed. Sede (2ª Instância), onde também se realizarão audiências, das 9h às 17h.
Postar um comentário