5.07.2009

07/05/2009 Registros de Arnaldo Faria de Sá

Discurso do Senhor Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, registrando a comemoração dos 132 anos de fundação da Cidade de Itapecerica da Serra, Estado de São Paulo, na Sessão da Câmara dos Deputados de 07 de maio de 2009.


Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Parlamentares:


Quero registrar nos Anais desta Casa que no próximo dia 08 de maio, a Cidade de Itapecerica da Serra, no Estado de São Paulo, completará 132 anos de fundação.
Dirigida atualmente pelo Prefeito Jorge José da Costa e tendo como Presidente da Câmara Municipal o Vereador Amarildo Gonçalves, Itapecerica da Serra terá, durante o mês de maio, extensas atividades comemorativas ao seu aniversário.
Em 19 de Dezembro de 1.906, através da Lei Estadual nº 1.038, Itapecerica foi elevada a categoria de Cidade. Itapecerica, de acordo com o Decreto Lei Estadual nº 14.335 de 30 de Novembro de 1.944, passou a chamar - se Itapecerica da Serra, e o acréscimo da palavra “Serra”, deve - se ao fato de existir no Estado de Minas Gerais, uma cidade homônima; outra razão é a da sua localização, por estar na Zona de Fisiografia de Paranapiacaba.Em 1.959 pela Lei nº 5.285, de 18 de Fevereiro, foi criada a Comarca de Itapecerica da Serra, fruto de estudos de descentralização da justiça, compostas pelos municípios de: Embu, Embu-Guaçu, Taboão da Serra, Juquitiba e Itapecerica da Serra que é a Sede da Comarca.
Itapecerica é uma palavra de origem tupi e significa: Monte granítico, de encostas lisas e escorregadias, daí a identificação de “Pedra Lisa Escorregadia”. Segundo conta a lenda, dois índios caminhavam nessa rocha, quando um deles, ao escorregar exclamou: Ita, - ao que o outro respondeu - pecerica, nascendo daí o nome do Município, estando muitas residências, no Largo da Matriz, alicerçadas nesta legendária pedra (Rocha na Rua Henrique Soter Fernandes).
Nossos cumprimentos aos moradores de Itapecerica da Serra, em especial aos nossos idosos, aposentados e pensionistas que muito esperam desta Casa, no tocante aos projetos de interesses dessa classe.
Era o que tinha a dizer!
Postar um comentário