8.11.2010

NOTICIAS - PREVIDÊNCIA SOCIAL

ATENDIMENTO: Ministro Gabas entrega a 5ª nova Agência em São Paulo
Unidade em Santo Anastácio beneficiará também à população de Presidente Bernardes, Ribeirão dos Índios e Emilianópolis
06/08/2010 - 17:24:00
Da Redação (Brasília) – O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, disse nesta sexta-feira (6) – ao inaugurar a Agência de Santo Anastácio (SP) - que um dos principais objetivos do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) é o de aproximar a Previdência Social da população brasileira. Segundo o ministro, a criação das 720 novas unidades de atendimento vai garantir mais comodidade aos habitantes das pequenas cidades, que não precisam mais percorrer longas distâncias em busca de atendimento previdenciário. “Em 87 anos de existência da Previdência Social foram criadas cerca de mil unidades fixas de atendimento e em dois anos vamos instalar mais 720”, observou Gabas.
O ministro disse ainda que as parcerias entre as prefeituras e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram de fundamental importância para a execução do PEX. Gabas explicou que as doações dos terrenos pelas prefeituras, além de representar uma economia à Previdência Social - que não precisou gastar com a compra da área – proporcionou mais agilidade no processo de instalação da agência. Segundo ele, o fato das prefeituras conhecerem os locais adequados agilizou a construção das unidades do PEX.
O diretor de Benefícios do INSS, Benedito Brunca - que representou o presidente do órgão, Valdir Simão – ressaltou que o Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) está se tornando uma realizadade com a inauguração de várias agências. “Estamos entregando à população um instrumento de prestação de serviços públicos”, frisou o diretor. A nova Agência da Previdência Social (APS) vai beneficiar a cerca de 42 mil pessoas, moradores não apenas de Santo Anastácio como também dos municípios de Presidente Bernardes, Ribeirão dos Índios e Emilianópolis. Esta é a quinta APS criada no estado este ano pelo Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX). As outras foram instaladas nos municípios de Dois Córregos, Tanabi, Martinópolis e São Manuel.
Responsável pela manutenção mensal de quase 9 mil benefícios, com o pagamento de R$ 5,7 milhões, a nova APS tem capacidade para atender a cerca de 50 pessoas por dia e realizar cerca de 400 perícias por mês. Na unidade, os segurados terão acesso a todos os serviços previdenciários, no horário de atendimento ao público das 8 às 14h.
Na área construída de 325m² foram instalados quatro pontos de atendimento e duas salas de perícia. A APS conta com dispositivos de segurança e acessibilidade a pessoas com deficiência. A agência foi construída no prazo de sete meses e custou de R$ 899,6 milhões. O terreno foi doado pela prefeitura de Santo Anastácio.
No estado de São Paulo está prevista a construção de 100 novas agências. Além das unidades inauguradas, outras 27 estão em fase de construção e 19 com obras licitadas. A Previdência Social também realiza no estado 63 obras de reforma e construção de agências onde a unidade funcionava em sede alugada ou cedida por outros órgãos. Desse total, 27 reformas já foram concluídas. Ao todo, serão investidos no estado 173,5 milhões para a melhoria da rede de atendimento no estado.
Postar um comentário