8.11.2010

NOTICIAS PREVIDÊNCIA SOCIAL

ATENDIMENTO: Gabas concede benefícios na inauguração da Agência de Águas Belas
Unidade é a primeira das 59 novas que serão instaladas em Pernambuco
09/08/2010 - 18:20:00

Da Redação (Brasília) – O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, concedeu benefícios a dois trabalhadores rurais de Águas Belas, em Pernambuco, ao inaugurar a Agência da Previdência Social do município. A segurada Maricleide Alves de Santana, 20 anos, recebeu de Gabas seu salário-maternidade. Já a trabalhadora Terezinha Madalena de Oliveira, 55, foi beneficiada com a aposentadoria por idade. A unidade inaugurada em Águas Belas é a primeira das 59 novas APS previstas no Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) para o estado de Pernambuco.
Ao conceder os benefícios, o ministro ressaltou a importância dos trabalhadores rurais para o desenvolvimento do país: “É fundamental lembrarmos que a maioria dos produtos que chegam à mesa do brasileiro foi produzida por pequenas propriedades. Por isso, o trabalhador rural sempre contará com o respeito da Previdência Social”. Carlos Gabas lembrou que a Previdência firmou convênio com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) para a composição do Cadastro Nacional de Informações Sociais – Rural, que permite o reconhecimento automático de direitos dessa parcela da população. “Em breve vocês também poderão obter seus benefícios em até 30 minutos”, disse.
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi representado na cerimônia pelo Diretor de Recursos Humanos do INSS, José Nunes. Ele ressaltou a importância da parceria com as prefeituras para a doação dos terrenos que abrigam as novas APS, bem como o apoio das câmaras legislativas, que deram o aval para os projetos. “Esta é a primeira das 59 novas agências de Pernambuco, e com o Plano de Expansão a rede do INSS no estado vai dobrar. Só na região de Garanhuns serão instaladas mais 15 agências”, afirmou. “O Plano de Expansão representa uma melhoria significativa do atendimento à população, que não precisa mais se deslocar de um município a outro para buscar o atendimento previdencário”, completou. Participaram ainda da inauguração da agência de de Águas Belas o presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Rodrigo Assumpção; o Superintendente do INSS para a Região Nordeste, André Fidelis; e o Gerente Executivo do Instituto em Garanhuns, Francisco Alencar. Atendimento - A nova agência vai beneficiar a cerca de 67 mil pessoas, moradores não apenas de Águas Belas, como também do município de Itaíba. Antes, os segurados tinham que percorrer mais de 80 quilômetros até a cidade de Garanhus em busca de atendimento previdenciário.
Com capacidade para atender a cerca de 50 pessoas por dia e realizar uma média de 100 perícias por mês, a unidade será responsável pela manutenção mensal de cerca 12 mil benefícios, com o pagamento de R$ 5,6 milhões. Os segurados terão acesso a todos os serviços previdenciários, no horário de atendimento ao público das 7h30 as 13h30. Projetada para garantir conforto a segurados e servidores, a APS possui equipamentos modernos de informática, mobiliário novo, dispositivos de segurança, acessibilidade para deficientes e sinalização interna e externa. Na unidade foram instalados seis pontos de atendimento e duas salas de perícia. O custo total da obra foi de R$ 623,9 milhões.
Postar um comentário