7.15.2011

12/07/2011 Titulo de Cidadao Pindamonhangabense

O SR. PRESIDENTE (Manato) - Com a palavra o nobre Deputado Arnaldo Faria de Sá.

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ (Bloco/PTB-SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, assumo a Tribuna desta Casa para fazer o registro da passagem do 306.º aniversário da nossa querida cidade de Pindamonhangaba, no interior do Estado de São Paulo. Naquela data, a Casa de Leis realizou sessão solene para celebrar este dia tão importante junto a população, que compareceram à Câmara, a partir das 10h, para festejar o aniversário da cidade. O evento homenageou com o título de Cidadão Pindamonhangabense o excelentíssimo Juiz de Direito, Dr. Marcos Antonio Montemor e nossa pessoa, por iniciativa do Vereador José Carlos Gomes - Cal. Fomos homenageados com o Título de Cidadão Pindamonhangabense o qual temos a honra de representar nesta Casa. Muito Obrigado Pindamonhangaba por esse tão importante título. Nossos agradecimentos ao Vereador Cal, nossos cumprimentos ao Vereador Ricardo Alberto Pereira Piorino, Presidente da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba e ao Prefeito João Antonio Salgado Ribeiro. Receberam a comenda “Capitão Antonio Bicudo Leme”, o Padre Frei Laércio Aparecido de Carvalho. A oradora oficial da solenidade foi a sra. Diretora Regional de Ensino, professora Gicele de Paiva Giudice, que abordou o tema “A trajetória da Educação em Pindamonhangaba: fatos e feitos recortados de uma memorável história”. A Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba comunicou que inaugurou a TV Câmara Pindamonhangaba, na mesma data, cujo objetivo é estreitar a comunicação entre a comunidade e o Legislativo local. Abaixo segue alguns subsídios sobre as festividades dos 306 anos de Pindaminhangaba.

Aniversário de Pinda terá eventos culturais e esportivos por toda a cidade

Os 306 anos de Pindamonhangaba serão comemorados durante todo o mês de julho, com eventos tradicionais, culturais e esportivos. A Prefeitura de Pindamonhangaba está lançando uma programação completa, abrangendo todos os públicos, em diversas regiões da cidade, para que todos possam comemorar o aniversário da "Princesa do Norte". Os eventos tradicionais oficiais sempre têm vez na programação de aniversário da cidade. No dia 8 de julho, será realizado o Culto Evangélico em Ação de Graças, na Igreja Assembleia de Deus Ministério Belém (sede), no Alto do Tabaú. Para o dia 10 de julho, data da emancipação político-administrativa de Pindamonhangaba, serão realizados o hasteamento de bandeiras, com a participação da Corporação Euterpe, seguido da Missa em Ação de Graças no Santuário Mariano e Diocesano Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (matriz). Encerrando a programação oficial com a sessão solene na Câmara Municipal, também com participação da Corporação Euterpe. A praça Padre João de Faria Fialho, conhecida também como "Praça do Quartel", terá uma programação especial, de 2 a 10 de julho, com shows, premiação de concursos de trovas e prova pedestre Corrida Pinda. Nas atrações musicais, shows com a Banda de Aprendizes, Jazz Sinfônica de São Paulo, Orquestra Viola Caipira Cordas da Mantiqueira, Corporação Euterpe, Mozart, Paulo Meyer e Clave de Sol, encerrando com Cláudio Goldman. Uma estrutura especial será montada no local, com um grande palco, proporcionando conforto e segurança para o público.



Além dos shows na Praça do Quartel e da abertura dos Jogos Regionais, fazem parte dos eventos culturais da programação de aniversário, o V Festipoema, no teatro Cootepi; a Feira de Artesanato, na praça Monsenhor Marcondes e, no mesmo local, as atividades de comemoração do Dia da Cultura e da Paz. E ainda os shows de aniversário do bairro Araretama; shows na Vila São Benedito; show de Maurício Maniere, na praça Santa Rita de Cássia, no Vale das Acácias, em Moreira César. O Bosque da Princesa terá a chegada da Procissão Fluvial e o teatro "Chapeuzinho Vermelho", com a Cia Lê Plat Du Jour e apoio cultural da Gerdau. A empresa também apoiará a apresentação da peça "Quixote", do Grupo Circo Mímico, no Centro Esportivo José Ely Miranda "Zito".

Encontro de Academias de Letras

Neste ano, será realizado pela primeira vez na cidade, o Encontro de Academias de Letras do Vale do Paraíba, com solenidade, palestras e feira de autores. Os eventos serão realizados no salão nobre da Santa Casa de Misericórdia, no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina e na Biblioteca Pública Municipal Ver. Rômulo Campos D´Arace.

Programação Museu

O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina terá programação especial em comemoração ao aniversário da cidade. Sarau, exposição Memória Viva, Ciclo de Palestras sobre a fundação de Pindamonhangaba, Pinda antiga, Guarda Imperial e Grandes Vultos Pindamonhangabenses.

Festival Sertanejo

Encerrando a programação cultural, a Prefeitura realiza nos dias 30 e 31 de julho, o X Festival Sertanejo "Luiz Carlos Cardoso", no pátio da antiga estação Central do Brasil.

Festipoema será no começo de julho

Para quem aprecia a arte de declamar poemas o V Festipoema é uma excelente opção de lazer. O evento cultural será realizado nos dias 1 e 2 de julho, às 20 horas, contemplando o aniversário dos 306 anos de emancipação política de Pindamonhangaba. Alberto Marcondes Santiago, idealizador do Festipoema, afirma que achou interessante o número de inscrições deste ano. Em outras edições 70% eram jovens, este ano foi muito equilibrado, com uma boa participação em todas as categorias. "Quando idealizei o Festipoema esperava que fosse feito por vários anos, mas não tinha certeza de como isso chegaria às pessoas. Chegar à 5ª edição com a mesma força é muito gratificante", destaca Santiago. O evento é realizado pelo Departamento de Cultura e tem o apoio da Associação Cultural Cootepi e da APL (Academia Pindamonhangabense de Letras). Na categoria infantil, o público prestigiará obras como: As belezas do meu Planeta, O Amanhecer, Amizade, As Cores do Céu, A minha rua, Tudo no diminutivo, A vista do Rio Paraíba e Amo Pindamonhangaba. Na categoria juvenil: Os meus sentimentos, Existência Vazia, Mundo, Um Último Adeus, O Olhar que Clareia Minha Vida, Vida, Cama, Ser Criança, Cidadão, As Emoções do Futebol, Pai, Tempo de Vida, Realidade, Sonho, Parede Azul e Ruth Rocha. Na categoria adulto as obras que serão apresentadas são: Eu Sou o Vento, ComTerra, Espelho Narcisista, Travessura de Trapezista, Herança de um caipira, Amor primeiro, Veia, Pidido, Chuva, Extravagâncias, Homenageada, Lágrimas e Flores, Monólogo do Cão, Enigma, Sol Poente e Jornada.

Postar um comentário