7.22.2011

20/07/2011 IBRACON PARTICIPA DE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO CONTABILISTA, PROMOVIDO PELO SINDCONT-SP

IBRACON PARTICIPA DE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO CONTABILISTA, PROMOVIDO PELO SINDCONT-SP

Membros da comissão julgadora da premiação receberam condecoração (Foto: Luis Germano / Sindcont-SP)
O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (SINDCONT-SP) realizou sua tradicional cerimônia solene comemorativa ao Dia do Contabilista, no dia 25 de abril, que reuniu, no Salão Nobre da Entidade, os principais dirigentes da Classe, representantes políticos, associados, estudantes, professores e parceiros, para celebrar a data magna da Classe Contábil. O Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes foi representado por Walter Arnaldo Andreoli, conselheiro de Administração do Ibracon Nacional e presidente da 5ª. Seção Regional.
O evento teve início com uma homenagem póstuma a figuras ilustres da Contabilidade e que deixaram saudades: o Conselheiro Victorio Micheletti; o presidente desta Casa na gestão 1987 a 1989; o Conselheiro Antonio Luiz Sarno, e o presidente do Sindicato na gestão 1972 a 1974; o Conselheiro Samuel Tuffano.
Em seu discurso, o presidente do SINDCONT-SP, Victor Domingos Galloro, disse que, “graças a uma evolução constante, a Contabilidade sempre se renova, respondendo às mudanças dos cenários nacional e internacional, adaptando-se às alterações da legislação brasileira, aos avanços da fiscalização e às condições econômicas do mundo globalizado”, e ressaltou que o SINDCONT-SP tem se destacado ao promover reuniões de discussão do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis, do Centro de Estudos Técnicos do Terceiro Setor, além de oferecer cursos e treinamentos específicos, que abrangem temas contábeis, fiscais, trabalhistas e outros de interesse do profissional contábil, sempre com o intuito de auxiliar os contabilistas a se desenvolverem cada vez mais e se adequarem às constantes mudanças da profissão.
Em nome das Entidades Congraçadas da Contabilidade Paulista, Domingos Orestes Chiomento, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRC SP, falou que este dia é festejado com muita alegria. “Estamos atravessando um ano privilegiado em que os profissionais da Contabilidade brasileira são equivalentes aos contabilistas das maiores economias do mundo. Um ano que consolidamos as Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS, e estamos mostrando ao mundo que o Brasil segue trabalhando pelo desenvolvimento econômico e que é merecedor da confiança dos investidores estrangeiros”, declarou.
Victor Domingos Galloro e a vencedora do Prêmio Professor Hilário Franco, Camila Jesus Santos (Foto: Luis Germano / Sindcont-SP)

O deputado Federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) assinalou que, apesar de ser deputado federal por sete mandatos, a sua profissão, até hoje, continua sendo a de contabilista. “Sem dúvida, foi na Contabilidade que consegui construir a minha vida e, a partir daí, no Congresso Nacional, sempre estive disposto a atender as reivindicações da categoria. Recentemente, conseguimos importantes vitórias, como a aprovação de normas, que, sem dúvida, resolveram questões pendentes da Classe, entre elas o Exame de Suficiência e o Dia do Empresário Contábil (12 de janeiro).”

O contador Luiz Bertasi Filho discursou em nome dos presidentes do SINDCONT-SP de gestões anteriores. Para ele, “o Dia do Contabilista é uma data de muita felicidade, pois se encontram irmanadas, juntamente com nossos associados, as Entidades Congraçadas de São Paulo, as entidades de outros localidades, as distintas autoridades e os amigos”. Bertasi contou, ainda, a história de como foi criada essa data comemorativa e parabenizou todos os contabilistas.

10º Prêmio “Professor Hilário Franco”

Em seguida, foi dado destaque a um momento especial da noite: a entrega do 10º Prêmio “Professor Hilário Franco”, que agraciou a estudante de Graduação em Ciências Contábeis que apresentou o melhor trabalho com uma bolsa de pós-graduação na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP. O prêmio foi criado com o intuito de estimular a pesquisa e o aprimoramento das Ciências Contábeis.

A monografia “Um Estudo Sobre a Harmonização Contábil Brasileira às Normas Brasileiras de Contabilidade: Os Bastidores da História”, elaborada pela aluna da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, Camila Jesus Santos, foi a vencedora desta edição do Prêmio. O orientador do trabalho, professor Álvaro Augusto Ricardino Filho, e sua aluna, receberam diplomas alusivos à premiação.

Camila Jesus Santos enriqueceu ainda mais o momento festivo com suas palavras: “esse Prêmio é um incentivo, do ponto de vista do reconhecimento, e é o que faz toda a diferença para um estudante ou um profissional em começo de carreira. Saber que estudos, pesquisas e dedicação do seu tempo não foram em vão é muito gratificante e, melhor ainda, saber que existem pessoas que olham e reconhecem esse esforço”.

Em gratidão e reconhecimento por seus trabalhos o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo homenageou a comissão julgadora da premiação com pergaminhos alusivos ao prêmio. Receberam a condecoração: Almir da Silva Mota, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, José Joaquim Boarin e Walter Arnaldo Andreoli.

De acordo com Walter Arnaldo Andreoli, conselheiro de Administração do Ibracon Nacional e presidente da 5ª. Seção Regional, Camila Jesus Santos realizou um excelente trabalho abordando os bastidores do IFRS. “Ter participado na comissão julgadora da premiação foi muito significativo e importante para o Ibracon e também para todos aqueles que participam do Instituto. Além disso, ressalto que atuo há 50 anos na área contábil e me orgulho de ter contribuído com o sucesso da profissão. Por isso, o Dia do Contabilista é uma data muito especial para mim.”, disse Walter Andreoli.

Ao final do evento, foi realizado o descerramento da foto do presidente da gestão 2008-2010, o Contador José Heleno Mariano, que desejou, em discurso à nova diretoria, muito sucesso e prosperidade.

Sérgio Prado de Mello e Walter Arnaldo Andreoli (Foto: Luis Germano / Sindcont-SP)

Estiveram presentes e fizeram parte da mesa diretora: Victor Domingos Galloro, presidente do SINDCONT-SP; Francisco Antonio Feijó, presidente da União Mundial das Profissões Liberais – UMPL e da Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL; Domingos Orestes Chiomento, presidente do CRC SP; Almir da Silva Mota, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp; Arnaldo Faria de Sá, deputado federal; Carlos Takahashi, “Contabilista Honoris Causa” no ano de 2000 e chefe de cerimonial da Prefeitura de São Paulo, representando o prefeito Gilberto Kassab; José Carlos Melchior Arnosti, coordenador da pós-graduação do curso de Ciências Contábeis da FECAP, representando o superintendente Marcelo Freitas Camargo; Walter Arnaldo Andreoli, conselheiro de Administração do Ibracon Nacional e presidente da 5ª. Seção Regional; Manoel do Nascimento Veríssimo, presidente da Associação dos Contadores Municipais de São Paulo; Sergio Prado de Mello, presidente do SINDCONT-SP na gestão 1999-2002, “Contabilista Emérito” em 2010 e vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, representando o presidente Juarez Domingues Carneiro; Salvador Strazzeri, vice-presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo – AESCON-SP, representando José Maria Chapina Alcazar, presidente da Associação e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – SESCON-SP; Mariano Amadio, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Sorocaba; Luiz Bertasi Filho, presidente do SINDCONT-SP na gestão 1979-1983 e “Contabilista Emérito” em 1984; José Cícero Rosendo dos Santos Assis, técnico da Fazenda Estadual, representando o secretário da Fazenda do Estado de São Paulo – SEFAZ-SP, Andrea Sandro Calabi, e Ronilson Bezerra Rodrigues, subsecretário da Receita Municipal.
Postar um comentário