4.30.2014

CVT Arnaldo Faria de Sá

30/04/2014 - 08h54

Viação e Transportes discutirá situação atual e projetos futuros da Anac

A Comissão de Viação e Transportes promove audiência pública hoje para saber do diretor presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Pacheco Guaranys, qual a situação atual do órgão e os projetos futuros de ampliação das suas atividades.
O evento foi solicitado pelo deputado Washington Reis (PMDB-RJ). Ele lembra que o transporte representa um elo fundamental para todas as atividades humanas, determinando o fluxo de pessoas, o escoamento da produção e o abastecimento das residências e do comércio, “podendo constituir o grande catalisador de ações e procedimentos ou o vilão que atrasa e impede o fluxo de cargas, causando perdas e prejuízos irreparáveis”.
Desta forma, “a eficiência do setor de transportes se tornou indissociável do crescimento econômico, da qualidade de vida da população e do planejamento das ações de governo”.
Infraestrutura carente
Ele observa que o Brasil apresenta carências na infraestrutura de transportes em todas as modalidades, penalizando desde o usuário dependente do transporte de passageiros até aqueles que utilizam transporte individual.
No caso do setor aéreo, o formidável aumento de usuários observado ao longo da última década e a falta de investimentos na infraestrutura aeroportuária no mesmo período geraram inúmeros gargalos e a premente necessidade de modernização na maior parte dos aeroportos.
“O papel das agências regulatórias é fundamental no atual processo de ampliação da malha viária e fiscalização dos serviços prestados pelas concessionárias de rodovias, ferrovias, hidrovias, terminais portuários e de aeroportos”, argumenta Washington Reis.
A audiência ocorrerá no plenário 11, a partir das 9 horas.
Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
Postar um comentário