5.09.2014

09/05/2014 Enfermeiros pedem votação de projeto que reduz carga de trabalho da categoria

09/05/2014 - 10h43

Enfermeiros pedem votação de projeto que reduz carga de trabalho da categoria

Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados
Seminário regulamentação da jornada de trabalho dos profissionais de Enfermagem
Em março deste ano, mais de cem enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem estiveram na Câmara pedindo a votação da proposta.
Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem fará um ato público nesta segunda-feira (12), na Câmara dos Deputados, para pressionar os parlamentares a votarem o projeto que reduz a carga de trabalho da categoria (PL2295/00).
A proposta fixa em 30 horas a carga de trabalho semanal de enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras. A intenção é assegurar isonomia dessa categoria com outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

O texto já está pronto para ser votado em Plenário desde 2009 e chegou a ser incluído na pauta de votações do esforço concentrado no início de abril, mas não foi votado. Essa matéria enfrenta resistência do governo por trazer impacto ao orçamento.

Pelos cálculos do setor e de técnicos do governo, o impacto da redução da jornada de trabalho seria de R$ 27 bilhões por ano, entre horas extras e contratação de mais de 400 mil novos profissionais. Atualmente, há 1,5 milhão de enfermeiros em atividade no Brasil. O Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá apoia a proposta.

A manifestação dos enfermeiros será realizada no hall da taquigrafia, às 15 horas.

Íntegra da proposta:

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
Postar um comentário