3.17.2015

SESSÃO DO CONGRESSO NACIONAL
CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ
Com redação final
Sessão: 005.1.55.N
Hora: 19h0
Fase: OD
Orador: ARNALDO FARIA DE SÁ
Data: 11/03/2015
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB-AL) – Está reaberta a sessão do Congresso Nacional. Vamos iniciar o processo de votação.
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB-AL) - A Presidência solicita às Sras. e aos Srs. Deputados que ocupem seus lugares para darmos início ao processo de votação pelo sistema eletrônico. Se os Líderes desejarem continuar orientando as suas bancadas,  por favor, podem fazê-lo.

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ (Bloco/PTB-SP) - Sr. Presidente, gostaria de fazer uma comunicação breve.
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB-AL) - Deputado Arnaldo Faria de Sá.
O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ (Bloco/PTB-SP. Sem revisão do orador.) - Obrigada, Sr. Presidente Renan. Eu queria registrar que nesta semana há uma grande movimentação de aposentados e pensionistas.
Eles inclusive lotaram hoje o Auditório Nereu Ramos, onde foram apresentadas duas propostas. Os aposentados do serviço público querem a votação da PEC 555, que acaba com a contribuição previdenciária dos inativos. Jáos aposentados do Regime Geral da Previdência Social querem a votação de dois projetos: o PL 4.434, que trata da recomposição das suas perdas, e o PL 3.299, que trata da alteração do fator previdenciário. Todos fizeram pressão nesta Casa, conversaram com vários Parlamentares, e lamentaram que, na tarde de ontem, quando votamos o projeto do salário mínimo, foi dada preferência a outro projeto, que não contemplava os aposentados e pensionistas na extensão deste reajuste. Portanto, no dia de hoje, todos eles percorreram os gabinetes desta Casa, para que essa matéria possa ser colocada em votação. O Presidente da Federação de Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo esteve com o Presidente da Câmara, Deputado Eduardo Cunha, e, na ocasião, entregou a ele uma placa dos aposentados de São Paulo, por ter defendido questões sociais de extrema importância. Sem dúvida nenhuma, essa é uma das questões sociais que nós devemos rever. Precisamos garantir o direito a aposentados e pensionistas, aos idosos em geral. Aliás, apesar de haver essa previsibilidade no Estatuto do Idoso, ela não está sendo cumprida. Tenho certeza, Sr. Presidente do Congresso Nacional, Senador Renan Calheiros, e Sr. Presidente da Câmara, Deputado Eduardo Cunha, de que nós estaremos atentos a essa luta de aposentados e pensionistas. Espero corrigir essas distorções, ainda que saibamos que nós estamos passando por um momento econômico difícil. Os aposentados e os pensionistas estão em situação difícil há muito mais tempo e até agora estão sobrevivendo. Obrigado, Presidente Renan.
O SR. JOSÉ GUIMARÃES (PT-CE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o Governo encaminha sim. Cheguei agora para encaminhar o voto sim.
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco/PMDB-AL) - O Governo encaminha o voto sim.


Postar um comentário