9.04.2015

18/08/2015

FacebookTwitterE-mailMais

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 228.1.55.OHora: 17h10Fase: GE
Orador: ARNALDO FARIA DE SÁ, PTB-SPData: 18/08/2015

Sumário

Solicitação de esclarecimentos ao Governo Federal sobre pendência relativa à antecipação do 13º salário a aposentados e pensionistas.

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ (Bloco/PTB-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu espero que o Governo venha a esta tribuna e esclareça a pendência relativa à antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas. Eu soube que a Previdência mandou o decreto para a Fazenda, mas a Fazenda bloqueou, não deixou que fosse editado, impedindo que o valor pudesse ser antecipado.
Já estamos no dia 18, a folha é rodada a partir do dia 20. Portanto, pelo andar da carruagem, lamentavelmente deixarão de atender os aposentados e pensionistas. Dizem que isso é necessário para fazer economia. Economia, enquanto do outro lado a porteira se abre para os roubos da PETROBRAS, do BNDES, dos fundos de pensão? Que economia é essa? Querem economizar em cima do coitado do aposentado? Talvez seja por isso que fizeram o jogo do empréstimo consignado: ampliaram o limite de 30% para 35%, para que o aposentado possa, neste momento difícil, ficar nesta situação, impedido de receber o que é direito seu e que há 9 anos estava sendo garantido.
É lamentável que este Governo tenha tanta falta de sensibilidade. Aliás, a Presidente Dilma disse, na campanha, que não mexeria em direito dos trabalhadores, e esse era um direito dos trabalhadores. Ela usou até a expressão "Nem que a vaca tussa". O pior é que a vaca tossiu e está indo para o brejo. Não pode fazer isso com aposentados e pensionistas.
É lamentável a falta de respeito e de consideração para com essas pessoas. Esta Casa tem que se levantar e cobrar do Governo uma resposta. Vai acontecer ou não a antecipação? Deveria acontecer já a partir de setembro. Como o decreto não saiu, poderá acontecer a partir de outubro, e seria apenas a primeira metade, porque a outra sairia normalmente em novembro.
É lamentável que os aposentados e pensionistas sejam tratados com tanto descaso e falta de atenção. Devemos também cobrar desta Casa! Lamentavelmente, aqui deve ter muito filho de chocadeira, que não tem pai nem mãe.
Faço esta reclamação. (Palmas.)
Postar um comentário