11.03.2015

15/10/2015 Homenagem à Aeronáutica brasileira em razão da passagem do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. Transcurso do Dia do Professor. Principais desafios para a valorização dos docentes.

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 312.1.55.OHora: 12h36Fase: OD
Orador: ARNALDO FARIA DE SÁ, PTB-SPData: 15/10/2015

Sumário

Homenagem à Aeronáutica brasileira em razão da passagem do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. Transcurso do Dia do Professor. Principais desafios para a valorização dos docentes.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ (Bloco/PTB-SP. Pronunciamento encaminhado pelo orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, requeiro a V. Exa. que determine ampla divulgação no programa A Voz do Brasil, no Jornal da Câmara e nos demais meios de comunicação de nosso pronunciamento em que registramos a homenagem à Aeronáutica brasileira e a seu patrono, Marechal do Ar Alberto Santos Dumont, ao Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e ao nosso Comandante do IV Comando Aéreo Regional - IV COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, pelo Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, que se realiza em 23 de outubro.
Em 23 de outubro de 1906, Santos Dumont fez um voo de 70 metros com o avião construído por ele no Campo de Bagatelle, em Paris, França. O 14-Bis não necessitava de veículo auxiliar, e dessa vez ele estava disposto a se elevar do solo somente com o aparelho. Possuía 4,81m de altura e ficou 7 segundos no ar. Essa invenção o deixou famoso em todo o mundo.
Gostaríamos de parabenizar todos os profissionais que pilotam aviões, sejam eles comerciais, de transporte, privados ou militares, as pessoas que, assim como Santos Dumont, o Pai da Aviação, aprenderam a dominar a arte de voar e souberam transformá-la em um oficio que aproxima pessoas e distâncias, transporta esperança e conduz progresso, promove paz e segurança, arriscando-se nos céus e levando a eterna aspiração de liberdade dos homens.
Com certeza, é uma das invenções mais maravilhosas do século XX. Parabéns, Força Aérea Brasileira! Parabéns, aviador brasileiro!
A Medalha Mérito Santos Dumont.
A Medalha Mérito Santos Dumont foi instituída na Aeronáutica em 1956, em homenagem ao visionário Alberto Santos, por ocasião do cinquentenário do voo do 14-Bis. A distinção é entregue a personalidades civis e militares, brasileiras e estrangeiras que tenham prestado destacados serviços à Aeronáutica.
Considerado o maior inventor do Brasil, Alberto Santos Dumont abriu mão dos direitos de patente de suas invenções e, por essa razão, até os dias de hoje é apontado como exemplo do sentimento de cooperação entre os povos.
Dia do Professor.
Neste dia 15 de outubro, queremos homenagear os professores e professoras de todo o Brasil, em especial os do Estado de São Paulo. Nossos cumprimentos aos professores paulistanos que, embora ainda não tenham o merecido reconhecimento por parte das autoridades, dedicam suas vidas ao cumprimento da importante missão de transmitir conhecimentos, fortalecer vínculos, despertar talentos, acolher e agregar toda a comunidade escolar a favor da educação.
A Constituição Federal, no capítulo que trata da educação, art. 206, determina entre os oito princípios em que devem se basear o ensino, a valorização dos profissionais da educação escolar e o piso salarial profissional nacional. Depois o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias determinou a criação do FUNDEB, cujo nome já diz tudo, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação. Desde então, todos os projetos de lei sobre educação colocam a expressão "salários dignos para os profissionais de ensino". Entretanto, nem a força da chamada Lei Maior conseguiu até hoje impor à União, Estados e Municípios os salários dignos para os profissionais da educação.
É necessário lembrar também a grave questão dos aposentados do ensino público. Aos ingressantes no serviço público até 2003, apesar de terem direito a paridade salarial entre ativo e inativo, existem artifícios que permitem afrontar esse direito constitucional sem qualquer penalidade para os governantes.
Nossos cumprimentos também pela passagem do Dia do Professor as nossas queridas e fiéis amigas Profas. Dalva Freitas Soares e Hilda Rodrigues do Tanque, também da APAMPESP - Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo. Profa. Dalva, muita saúde a você, professora amiga e guerreira. Parabéns, APAMPESP! Parabéns, professores aposentados e pensionistas, por essa data tão significante! Continuem sempre entusiasmados nessa caminhada, guiando seus alunos pelo mundo das letras, dos números, das artes, da ciência, da natureza, da convivência, dos valores éticos, do respeito ao outro. Parabéns pelo seu dia!
Oração do Professor (transcrita):

"Senhor, mesmo ciente das minhas limitações
Carrego sobre mim
A sublime missão do mestre.
Que eu saiba cumprir
Com a mansidão dos humildes
E o dinamismo dos vencedores
A tarefa que me foi confiada.
Onde existem trevas, que eu possa ser luz
Para conduzir mentes à fonte do saber.
Dá-me, Senhor,
A força de modelar corações
E formar atuantes gerações
Com palavras de fé e esperança,
Com lições que resgatem a confiança
Daqueles que buscam
Decodificar a palavra liberdade.
Ensina-me, Senhor,
A cultivar em cada ser que me for confiado
A consciência de cidadão
E o direito de uma ativa participação
Na história do país.
Como mestre que sou,
Eu creio que a educação
É o resgate do homem oprimido.
Por isso, Senhor,
Faze-me um instrumento do saber
Para que eu saiba cumprir o dever
De ser luz onde quer que eu esteja.
E, tal qual nas tuas parábolas,
Possa também eu
Conduzir meus discípulos
Para uma justa sociedade,
Onde falando o mesmo vocabulário,
Os homens possam transformar o mundo
Com a força da expressão igualitária.
Dá-me uma partícula da tua sabedoria
Para que um dia
Eu possa ter a certeza
De que cumpri com lealdade
A difícil tarefa de cultivar mentes
Abertas e independentes
Dentro do contexto social.
Só assim, Senhor,
Eu terei o orgulho de um vencedor
Que soube conquistar e honrar
O nobre título de mestre!"


Rita Marciano Mourão
Postar um comentário